10 Dicas para fazer uma solicitação de trabalho

por Eliana Dutra

Consiga o “Sim” sincero! Quando você está trabalhando muitas vezes precisa de auxílio de pessoas de outras áreas, ou de outra função. Assim, quando for solicitar algo, lembre-se sempre:

  1. Se você não pedir, nada irá acontecer. John Wayne dizia: 100% dos tiros que eu não dei, nunca acertaram o alvo.
  2.  Não faça rodeios. Peça!
  3.  Se for algo que normalmente é você quem faz, ou devia fazer, explique porque não pode fazê-lo. Sem necessariamente muitos detalhes. Mas, seja honesto com o outro (e com você mesmo).
  4.  Se for uma solicitação extraordinariamente grande ou difícil, seja absolutamente honesto sobre quanto esforço e tempo terá que ser despendido. Lembre que as pessoas sentem-se valorizadas quando solicitadas para GRANDES tarefas.
  5.  Acredite, o outro pode dizer “não” e estar no direito dele. Você pode não gostar, mas é melhor ouvir um “não” do que acreditar que vai acontecer e acabar atropelado por um “esqueci” ou um “não deu tempo”. Portanto, deixe espaço para o “não”. Lembre que muita gente tem dificuldade de dizer “não”.
  6.  Faça uma solicitação de cada vez, pedir ajuda é legal, mas não sobrecarregue o outro com um monte de trabalho.
  7.  Diga o que precisa de forma clara e distinta. Se a tarefa precisa ser cumprida de uma determinada forma, explique o como. Dê toda a informação que o outro precisa para decidir se quer e pode ajudá-lo.
  8.  Seja claro em relação ao prazo. Se for necessári o fazer algum tipo de conferência, explique: a tarefa tem de estar pronta na terça-feira, para conferência e acertos na quarta-feira, e entrega na quinta-feira às X horas.
  9. Confie que o outro irá cumprir a tarefa. Se você deu todas as informações e o outro respondeu que irá ajudá-lo, espere que ele faça com qualidade. Não fique rondando, nem vigiando o outro.
  10.  Diga: Obrigado! Mesmo se o outro não quiser ou puder ajudá-lo.
©2019 por Pro-Fit Coaching e Treinamento Ltda, todos os direitos reservados.
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por BlackBean