Falta saber dizer “NÃO”?

por Eliana Dutra

Algum tempo atrás recebi uma mensagem de um leitor pedindo ajuda no que se refere a administração do tempo. Em sua mensagem ele dizia que se continuasse a trabalhar como estava habituado daqui a pouco quando chegasse em casa a esposa teria que apresentá-lo aos filhos, pois eles não mais o reconheceriam.

Acho esta situação extremamente triste. Afinal nós precisamos trabalhar para sobreviver, para nos sentirmos realizados, para poder prover nossos entes queridos com aquilo que eles necessitam. Mas se para isto os privamos de nossa companhia e em consequência
do sentimento de serem importantes para nós, tem algo errado nesta situação.

Se você é, como este leitor, uma pessoa organizada, com habilidade para planejar e priorizar suas tarefas, administrar o próprio tempo, pode não ser um desafio. Mas se, apesar de toda organização e planejamento, você sente-se esgotado e está sempre
atrasado em seus projetos, então você precisa aprender a dizer
“não”, porque o tempo que temos é finito.

Não estou me referindo, aqueles que, por causa de uma emergência eventual, precisam de vez em quando trabalhar até mais tarde, também não estou me referindo ao medo de assumir novos desafios, nem à falta de motivação.

Estou referindo-me a situação constante de falta de tempo, de trabalhar todos os dias até tarde da noite, quando fica impossível realizar um trabalho de qualidade.

Se este é o seu caso, lembre-se que quando as pessoas se aposentam muitas se arrependem de não ter despendido mais tempo com a família ou com amigos ou com outros entes queridos, mas dificilmente se encontra alguém que, já idoso, diga “Huummm devia ter gasto meu tempo trabalhando mais, arrependo-me de ter passado tão pouco tempo no meu emprego.”

Você deve estar pensando agora: “falar é fácil, mas gostaria de vê-la no meu lugar…” Pois foi exatamente o que fiz, imaginei-
me em seu lugar e preparei um roteiro para ajudar você a dizer “não” de forma a não perder o emprego ou os amigos, quando a
empresa, o chefe ou qualquer outra pessoa lhe pedir para fazer
mais alguma coisa e você já está sem tempo para nada.

Primeiro, ouça. Escute a solicitação com atenção e generosidade. Não julgue ou avalie a solicitação enquanto o outro estiver falando, mas mostre que está entendendo a necessidade dele. Como? Nas pausas, se não houver pausas, interrompa, refraseando abrevie o que o outro está dizendo, verificando se realmente entendeu e também fazendo perguntas.

Segundo, avalie. Quando tiver certeza de que você entendeu o que o outro está pedindo, faça um outro exame: você não pode fazê-lo com qualidade ou é um desafio grande demais para você, no momento ou você está desmotivado?

Terceiro, diga o “NÃO” . Se o caso for realmente falta de tempo diga não utilizando uma das frases abaixo, ou crie a sua:

  1. Sinto-me honrado com sua solicitação, infelizmente estou envolvido em (citar os projetos nos quais está trabalhando) portanto não poderei dar a atenção que este projeto/tarefa merece.
  2. Acredito que este projeto/tarefa é muito importante, irá ser um diferencial na carreira de quem for liderá-lo e fico lisonjeado de você ter pensado em mim para liderá-lo/apoiá-lo mas estou ocupado com (cite suas atuais tarefas/projetos) portanto vou ter que recusar sua oferta.
  3. Esta tarefa/projeto/necessidade é realmente urgente (explique como percebeu a urgência) e como estou realizando outras tarefas/projetos também urgentes, gostaria de sua ajuda para priorizar o que devo fazer primeiro. (esta é especial para chefes, mesmo os chefes mais autoritários ficam satisfeitos, pois você está demonstrando que sabe que quem manda é ele).
  4. Antes de mais nada , tenho que agradecer, você ter pensado em mim para esta tarefa/projeto, que é realmente importante. No entanto, não posso ajudá-lo agora pois tenho que terminar, isto.
  5. Adoraria ajudá-lo, este projeto realmente irá dar destaque a quem for realizá-lo. Como já estou comprometido com (cite seus compromissos) infelizmente não posso assumir mais esta responsabilidade.

Quarto, deixe a porta aberta. Sem pausa, entre a frase anterior e a próxima, finalize o seu “NÃO” abrindo a possibilidade de trabalhar em outra ocasião em conjunto com aquela pessoa, dizendo algo parecido com: Realmente fiquei triste/chateado em não poder tomar parte deste projeto/tarefa porque gostaria de realizar algo em parceria com você, ficarei agradecido se você continuar a se lembrar de mim quando surgir outras oportunidades como esta.

Enfim, a pessoa que está te fazendo a solicitação pode não ficar satisfeita mas certamente com tanta cortesia, não poderá brigar com você. Faça uma tentativa, primeiro com algum amigo, depois com um familiar, até reunir coragem e poder dizer este tipo de “NÃO” no trabalho.

©2024 por Pro-Fit Coaching e Treinamento Ltda, todos os direitos reservados.
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Carla Dutra Artes / Tiver e Entranet