Uma história real – Otimizando o relacionamento profissional

por Eliana Dutra

Marcos, supervisor financeiro, estava insatisfeito com seu salário. Por isto, vinha há meses pedindo aumento ao seu chefe. Marcos estava no mais alto nível salarial para funcionários com segundo grau completo. O próximo nível da tabela salarial exigia curso superior e Marcos tinha interrompido sua faculdade.

O chefe de Marcos apesar de considerá-lo um bom funcionário acabou por ficar cansado da insistência do rapaz e acabou por dizer-lhe: “Aqui o salário é este, se não está satisfeito procure outro emprego”. Marcos começou a buscar outro emprego, mas quando encontrava uma oportunidade esbarrava no salário que era igual ou menor do que já estava recebendo. Paralelamente, sua relação com o chefe tinha ficado prejudicada. Foi quando ele me procurou. Analisamos sua situação e Marcos percebeu que se ele não podia mudar o chefe, não podia mudar a política de salário da empresa então precisava mudar sua própria atitude.

Na próxima reunião com o chefe, Marcos pediu um momento para conversar sobre seu caso e explicou, conforme nosso plano de trabalho, que queria voltar a estudar para poder crescer na empresa, mas não tinha nem os recursos necessários, nem tempo. O chefe, se dispôs a conversar com a diretoria para, primeiro, conseguir um horário especial para estudo e, segundo, um empréstimo para que Marcos pudesse pagar a faculdade.

Marcos ainda não conseguiu o empréstimo da empresa, mas está concorrendo a uma bolsa de estudos na faculdade, conseguiu um horário especial para estudar e, o mais importante, ganhou seu chefe como aliado no seu desenvolvimento. Pois, após aquele dia, o relacionamento dos dois tornou-se ainda mais cooperativo do que era antes da crise.

Este é um típico caso que demonstra que, quando mudamos nossas atitudes, podemos mudar a resposta que recebemos do outro. Muitas vezes porém precisamos de uma ajuda externa para nos mostrar como e quais atitudes precisamos mudar.

Coaching pode ser a solução que você procura: individualizada, mais barata e simples do que você imagina, porque vamos indicar os caminhos, vamos apresentar ferramentas, mas quem irá percorrê-lo é você.

©2024 por Pro-Fit Coaching e Treinamento Ltda, todos os direitos reservados.
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Carla Dutra Artes / Tiver e Entranet